Foi com grande honra que aceitei o convite que me foi endereçado para desempenhar o cargo de Provedora do Estudante.
No âmbito destas novas funções, gostaria de cumprimentar estudantes, docentes e não docentes da Universidade Aberta e agradecer a confiança em mim depositada para dar continuidade ao trabalho incansável e atento da Dra. Ana Paula Ribeiro.
É importante relembrar e destacar que o Provedor do Estudante é um órgão independente, sem quaisquer poderes executivos e tem como missão principal promover os interesses legítimos dos estudantes da Universidade Aberta, de forma imparcial e confidencial. Não substitui, portanto, nenhum orgão da Universidade no qual os estudantes são representados, bem como a Associação Académica. A sua ação é sempre orientada para os estudantes num ambiente naturalmente diferenciador, acolhedor e favorável ao seu crescimento académico.
Saliento que as boas práticas da provedoria contemplam abordagens informais, cujo objetivo é minimizar possíveis ruturas entre as partes envolvidas, que conduzem muitas vezes a abordagens formais e evidentemente menos flexíveis. Temos consciência de que não há processos perfeitos, mas com diálogo e vontade na procura de soluções, todos os constrangimentos e situações menos esclarecidas são ultrapassáveis.
Temos vivido tempos e espaços estranhos de restrições, pois a pandemia COVID-19 assim nos obrigou. No entanto, os processos de aprendizagem não ficaram restritos, mas muitos estudantes tiveram de se adaptar ao ensino online. Não foi o caso dos estudantes da Universidade Aberta, uma vez que os processos de aprendizagem há muito se baseiam nas potencialidades das ferramentas tecnológicas, indo ao encontro das especificidades de cada um, onde tempo e espaço se fundem.
Enquanto Provedora do Estudante, para além do meu dever ético e moral, irei manter-me sempre acessível para colaborar com todos de modo proativo. Estou totalmente disponível para ouvir os estudantes, as suas aspirações – reclamações ou queixas, mas também propostas, sugestões e soluções para a melhoria contínua da Instituição que é de todos os estudantes – a Universidade Aberta.
e-saudações!
Ana Machado
Provedora do Estudante
Maio 2021 #149